sábado, 21 de agosto de 2010

Mídia: aprecie com moderação!

     $erá que já paramos para pensar na força que a mídia tem, principalmente a Tv? São poucos aqueles que nnca ficaram estupefatos  na frente de uma Tv, mesmo quando tinha uma festa ou um compromisso qualquer. No cotidiano praticamente os assuntos são os "reality shows", as novelas, tragédia e muitos outras tolices "impostas" por essas. Enfim, podemos perceber que o mundo gira em torno da mídia.
     25,5 milhões de brasileiros usufruem da Tv por assinatura para ter um  conteúdo um tanto quanto menos fútil. Olha só até que ponto chegamos, temos de pagar para termos um pouco mais de cultura! Pena que nem todos tem essa possibilidade. Já que o governo é falho na educação, poderia ele propor uma lei, onde no horário nobre teria de ter algum programa cultural e/ou educativoem todos os canais de Tv.
      É claro que é verdade não conseguimos viver mais sem a mídia, até porque ela juntamente com a manipulação traz a informação. Toda via temos sempre que sabermos utiliza-la ao nosso favor, torna-la nossa refém e não o contrário.
     Quando se diz que a mídia molda a sua maneira é fácil entendermos, basta observarmos o sucesso que as novelas das oito fazem. Peguem o exemplo da última de Glória Pérez, "Caminho das índias", quantas lojas com artefatos indianos surgiu? Inúmeras. Podemos até dizer que os telespctadores caminharam até as índias junto com a tal novela. A moda, a música, a arte, a vida vão sendo moldadas pela mesma.
      A mídia é lembrada nos mais variados ambientes e os assuntos principais são as tragédias. Não podemos mais ir a lugares públicos que logo ouvimos alguém comentar da menina que foi lançada pela janela do apartamento do pai, ou da "Maria chuteira" que foi dada aos cães. Quantos poucos fatos exagerados e outros muitos esquecidos. Esses quase não irão melhorar muito o nosso país, são casos isolados.
      Os nosso inúmeros político$ corrúpto$ utilizam a mídia a seu favor, espertinhos eles não? Enquanto estamos petrificados na frente da internet, do rádio, ou até mesmo do jornal lendo as tirinhas do "Cabeça Oca", os engravatados de Bra$ília riem de nós e roubam o nosso dinheiro. E assim ficamos como na música de Raul Seixas: "[...] ta vendo tudo e fica ai parado com cara de viado que viu o caxinguelê [...]" é assim que muitas vezes ficamos, PARADOS!
      Por fim, é necessário reconhecermos que a mídia é essêncial, sem ela o mundo para. Por mais que a critiquemos, de certa forma, ela também auxilia o nosso país a crescer, nem que seja moralmente. Mídia, aprecie com muita moderação, e cautela!


Muito obrigado por lerem mais esse, Tonny.

Um comentário: